Um incêndio em um reator da subestação de Bateias, localizada na região metropolitana de Curitiba (PR), provocou o apagão que atingiu parte do Brasil na noite de segunda-feira (13) e deixou moradores de ao menos nove cidades de Mato Grosso do Sul sem energia elétrica por cerca de 30 minutos.
Em nota, a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento em 74 municípios do Estado, informou que o evento foi externo ao sistema da empresa, tendo origem no Sistema Interligado Nacional (SIN) às 0h31 (horário de Brasília) — 23h31 em Mato Grosso do Sul. Segundo o comunicado, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) determinou o desligamento temporário de parte do fornecimento “para garantir a segurança do sistema”.
O SIN cobre quase todo o território brasileiro, conectando usinas, subestações e redes de distribuição sob coordenação do ONS.
No Estado, conforme a Energisa, Bodoquena, Fátima do Sul e Aquidauana foram integralmente afetadas. Já Dourados, Corumbá, Miranda, Rio Brilhante e Caarapó registraram interrupção parcial. O fornecimento foi totalmente restabelecido às 0h54 (horário de Brasília), 23h54 no horário local.
“O fornecimento de energia em Mato Grosso do Sul já foi normalizado para todos os clientes impactados”, informou a concessionária.
Em Três Lagoas, também houve interrupção. A Neoenergia Elektro, responsável pelo serviço na região, relatou que o restabelecimento foi gradativo e autorizado pelo ONS.
“Em cerca de 40 minutos, 99% dos clientes já estavam com o fornecimento normalizado”, informou a empresa em nota.
Nenhuma das concessionárias divulgou o número total de unidades consumidoras afetadas.
Moradores de várias cidades sul-mato-grossenses relataram que a queda de energia começou por volta das 23h30 e durou até pouco depois da meia-noite.
“Eu estava dormindo. Acabou a luz, então o ar e o ventilador desligaram. Por isso, acordei. Aqui é muito quente. Foi entre 23h30 e meia-noite”, contou o militar do Exército Adilson Vegas, morador de Aquidauana.
Em Rio Brilhante, uma moradora relatou preocupação com o armazenamento de insulina, que precisa ser mantida refrigerada.
“Como tá sem luz na residência, corro o risco de perder o medicamento”, disse. Ela contou ainda que, apesar de o apagão nacional ter durado cerca de meia hora, casas da região conhecida como ‘Pia Cobra’, no distrito de Prudêncio Thomaz, estão sem energia desde o domingo (13).
Além de Mato Grosso do Sul, houve registros de interrupções em 17 estados e no Distrito Federal. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME) e o ONS, o incêndio causou o desligamento total da subestação de 500 kV de Bateias, resultando na perda de aproximadamente 10 mil megawatts (MW) de carga em todo o país.
O retorno da energia foi gradual e controlado, com recomposição total até 1h30 nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, não houve falta de energia, mas um problema de infraestrutura.
“É importante que a população entenda o que acontece neste momento. Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia. Quando se fala em apagão, a gente sempre lembra aqueles tristes episódios de 2001 e 2021, que aconteceram por falta de energia e planejamento. Hoje não. Hoje, nós temos muita energia”, afirmou à Agência Brasil.
O ministério informou que está programada para esta terça-feira (14) uma reunião preliminar com os principais agentes do setor elétrico para identificar as causas do incidente. A elaboração do Relatório de Análise da Perturbação (RAP) deve ser concluída até sexta-feira (17).
A reportagem tentou contato com o prefeito de Anastácio, Manoel Aparecido da Silva, mas não obteve retorno. O gestor de Aquidauana, Mauro Luiz Batista, disse que ainda tomava conhecimento da proporção do apagão, pois estava fora da cidade no momento da ocorrência. Já o prefeito de Dois Irmãos do Buriti afirmou que a falta de energia é recorrente no município e que avalia se houve prejuízos materiais.
O Notícias 67 é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.
Aqui você encontra matérias sobre política, economia, esportes, cultura, entre outras. Além disso, o portal também traz reportagens especiais e entrevistas exclusivas com personalidades que fazem a diferença no cenário sul-mato-grossense.
Av. Afonso Pena, 5723, Sala 301, Santa Fé Campo Grande – MS
(67) 99231-9504
© Notícias67 - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções