Uma mulher de 60 anos procurou a Depac Centro, na tarde de terça-feira (27), para registrar boletim de ocorrência após ser vítima de um golpe de fraude eletrônica em Campo Grande. O crime ocorreu no bairro Vila Ipiranga e é o quarto registro do mesmo esquema em apenas sete dias.
À polícia, a vítima relatou que recebeu mensagens pelo WhatsApp de um número com DDD 67. O golpista utilizava o nome e a fotografia de sua advogada e informou que uma ação judicial havia sido ganha, afirmando ainda que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entraria em contato para realizar o pagamento dos valores.
Na sequência, a mulher recebeu uma chamada de vídeo, também pelo WhatsApp, de outro número, com DDD 17. Durante a ligação, o criminoso se passou por representante do STJ e orientou a vítima a acessar os aplicativos bancários e realizar uma série de movimentações financeiras.
Acreditando na veracidade das informações, a idosa efetuou diversas transferências que totalizaram R$ 15.218,53, enviadas a contas de pessoas físicas e jurídicas vinculadas à Caixa Econômica Federal e ao Banco Nubank. Entre os valores transferidos estão quantias de R$ 1.870, R$ 1.000, R$ 4.999,99, R$ 2.790, R$ 1.200, além de outros repasses realizados via Nubank.
Após perceber que havia sido enganada, a vítima procurou a delegacia, informou possuir os extratos bancários das transações e manifestou interesse em representar criminalmente contra os autores do crime. O caso foi registrado como fraude eletrônica e será investigado pela Polícia Civil.
Outros casos
O golpe tem feito novas vítimas na Capital. Na segunda-feira (26), outras duas mulheres registraram ocorrência pelo mesmo esquema envolvendo o uso indevido da imagem do STJ. Uma idosa de 68 anos teve prejuízo de R$ 29 mil, enquanto outra, de 72 anos, perdeu R$ 11,1 mil.
Já no dia 20 de janeiro, uma mulher de 55 anos também procurou a polícia após cair no mesmo golpe, com prejuízo estimado em R$ 120 mil.