Foto: Reprodução / Agems

AGEMS e MSGÁS compartilham meta de fomentar expansão do gás no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul

Trabalhar para a expansão do gás natural em Mato Grosso do Sul, com resultados positivos para investidores, os atuais e novos usuários, e como instrumento de desenvolvimento sustentável do Estado é meta compartilhada entre a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) e a MSGÁS.

A economista Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt, que assumiu há cerca de um mês a presidência da MSGÁS, traz uma visão de futuro focada em três pontos: a lucratividade da empresa, o fortalecimento do papel social e a vertente da transição energética, com o gás ocupando cada vez mais o espaço de combustíveis poluentes. Recebida pela Diretoria da AGEMS nesta terça-feira (13), a executiva buscou informações sobre a atuação da Agência, explanou os objetivos imediatos, e citou entre as metas principais o fomento às condições para aumentar o uso do gás natural veicular (GNV).

“O Brasil já tem uma matriz energética extremamente limpa, mas pode melhorar mais”, avalia, apontando as oportunidades para ter em Mato Grosso do Sul muito mais caminhões de cargas utilizando o GNV em lugar de combustível fóssil.

Nessa primeira reunião institucional, o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis, e a diretoria-executiva da Agência reforçaram o compromisso de uma regulação forte e alinhada com a relevância que o gás vem ganhando no cenário nacional.

“Nós temos como principal compromisso a segurança jurídica e a busca do equilíbrio na regulação, e estamos à disposição nesse novo momento da empresa, nos novos projetos, no trabalho conjunto para aproveitar todo esse potencial”, assegurou Carlos Alberto.

Reforma tributária e amplos debates

Outro ponto de discussão integrada entre as instituições é a Reforma Tributária e seus efeitos no setor. O assunto já foi pauta no seminário promovido pela AGEMS no dia 8 de agosto, com presença de Cristiane e dirigentes de outras empresas reguladas, e deverá ser ainda bastante debatido nos próximos meses.

O diretor de Gás e Energia, Matias Gonsales, ratificou convite à presidente da MSGÁS para participação em painel no 1º Seminário do Gás de Mato Grosso do Sul, que acontece em novembro, em Bonito, com o tema Um Encontro sobre a Abertura do Mercado de Gás Natural no MS e os Cenários Nacional e Internacional.

“Nós temos nosso plano de fiscalização, temos legislação recente que produzimos e temos muito interesse em participar dessa renovação que o gás representa para o nosso Estado”, destacou Matias.

AGEMS e MSGÁS ainda alinharam proposta para eventos técnicos conjuntos de capacitação, inclusive contando com apoio da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), ideia que já teve tratativas iniciadas pela diretora de Inovação e Relações Institucionais, Rejane Monteiro.

Participaram também da reunião institucional a diretora Caroline Tomanquevez (Transportes, Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos), a ouvidora Cristiane Leite e a procuradora Priscila de Siqueira.

 

 

 

Fonte: Agems

Compartilhe
Institucional

O Notícias 67 é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Aqui você encontra matérias sobre política, economia, esportes, cultura, entre outras. Além disso, o portal também traz reportagens especiais e entrevistas exclusivas com personalidades que fazem a diferença no cenário sul-mato-grossense.

Entre em contato

Av. Afonso Pena, 5723, Sala 301, Santa Fé Campo Grande – MS

(67) 99231-9504

[email protected]

Categorias
Siga Nos

© Notícias67 - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções