A Secretaria Estadual de Saúde (SES) deu início à campanha “MS Vacina Mais: Sarampo”, que intensifica a oferta do imunizante em Mato Grosso do Sul. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (28).
A ação vai até 31 de agosto, com o Dia D de mobilização marcado para 30 de agosto. A campanha será realizada nos 79 municípios do Estado, que deverão encaminhar seus cronogramas e relatórios finais até 12 de setembro.
Serão vacinadas:
Crianças de 6 a 11 meses (dose zero);
Pessoas de 12 meses a 59 anos (vacinação seletiva).
A medida atende à nota técnica do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que orientou o reforço em municípios de fronteira com a Bolívia — nos estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
A decisão também leva em conta a emergência de saúde pública declarada pela Bolívia, que até 8 de agosto de 2025 registrou 269 casos confirmados de sarampo. O Paraguai também já notificou ocorrências da doença.
Em Mato Grosso do Sul, até a semana epidemiológica 32, foram registrados 29 casos suspeitos, dos quais 25 foram descartados e quatro permanecem em investigação.
O alerta considera ainda os surtos recentes nos Estados Unidos e na Argentina, que aumentam o risco de reintrodução do vírus no Brasil devido ao fluxo de viajantes e à presença de pessoas não vacinadas.
O Notícias 67 é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.
Aqui você encontra matérias sobre política, economia, esportes, cultura, entre outras. Além disso, o portal também traz reportagens especiais e entrevistas exclusivas com personalidades que fazem a diferença no cenário sul-mato-grossense.
Av. Afonso Pena, 5723, Sala 301, Santa Fé Campo Grande – MS
(67) 99231-9504
© Notícias67 - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções